Funcionamento da secretaria

Funcionamento da secretaria:
Terça e Quinta: 13:00 - 19:00
Quarta e Sexta: 12:00 - 18:00
Sábado: 8:00 - 12:00
Domingo: 16:00 - 18:30
Telefone: 987111932

sábado, 18 de julho de 2015

16º domingo do tempo comum

Com alegria meus irmãos e irmãs, celebramos o 16º domingo do tempo comum. Nesse domingo, vemos Jesus que se fez servo de todos, assim seus pastores, colocados à frente do rebanho, devem imitá-lo como servos e não senhores do rebanho.
Há sempre a tentação do abuso de poder, pois o homem quer aparecer para o mundo com suas qualidades. Quando aquilo que ele tem de bom se torna conhecido, ele fica feliz. E pergunta a alguém: “o que disseram de mim?”. E A pessoa reponde: “disseram que você se sobressaiu, se destacou, foi uma estrela a brilhar...”. Assim a pessoa se enche de orgulho, se enche de si mesma, mas ao contrário se esvazia de Deus.
É o que aconteceu com os pastores de Israel, não buscaram a Deus, mas apascentaram a si mesmos (Cf. Jr 2,8; 10,21; Ez 34,3), e assim as ovelhas se dispersaram. No evangelho, Jesus se compadece das ovelhas “pois eram como ovelhas sem pastor. E Pedro nos diz, na sua primeira carta: “éreis errantes como ovelhas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas almas”(1 Pd 2,25).
O evangelho de hoje pode ser dividido em dois momentos. Num primeiro momento, após uma missão, Jesus se retira com os discípulos para um lugar deserto para rezar e descansar. Assim Jesus nos chama atenção para levarmos a sério nossa vida espiritual, não existe missionário que não se dedica a oração. A pessoa que quer se consagrar a Jesus, mas não reza, fica vazia e perde o sentido de sua vocação. Toda vocação deve se renovar a cada dia através do contato pessoal com Jesus, em especial, na Eucaristia. Não existe missionário que não é discípulo.

Num segundo momento vemos o grande coração de Nosso Senhor que se comove diante da multidão como ovelhas sem pastor. Essas ovelhas precisam de cuidados, e mesmo cansado, Jesus não diz não. Quantas vezes, mesmo cansado você procura não dizer um não a uma pessoa, você não se nega a uma caridade. Isso agrada a Deus. Que Jesus no seu grande exemplo de amor toque o nosso coração, para que se abra a cada dia a pastorear os que ele põe nos nossos caminhos. Jesus nos mostrou na cruz e na ressurreição que Ele é o Bom Pastor que deu a vida e ressuscitou para comunicar a vida ao seu rebanho.
Padre Carlos Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como chegar